AliExpress, Shopee e Outras Antecipam Cobrança de Imposto de Importação

Os principais sites de compras no exterior começaram a cobrar, neste sábado (27), o Imposto de Importação de 20% sobre compras internacionais de até US$ 50. A taxação oficializa-se em 1° de agosto, mas algumas empresas optaram por antecipar a cobrança para ajustar as declarações de importação e liberar as mercadorias dentro do prazo.

Empresas Antecipam a Cobrança

AliExpress e Shopee confirmaram que iniciarão a cobrança da taxa a partir de hoje. Já a Shein começará a cobrar o imposto à meia-noite de 1° de agosto.

Aprovação e Contexto da Taxação

A Câmara dos Deputados aprovou a taxação como parte do Programa Mover, que incentiva a indústria automotiva. O Senado deu o aval no início de junho. O Imposto de Importação de 20% incide sobre o valor do produto, incluindo frete e seguro. Além disso, há uma cobrança de 17% de ICMS, um tributo estadual já aplicado nas compras internacionais de até US$ 50.

Impacto da Nova Tributação

A Receita Federal ainda não possui uma estimativa de quanto será arrecadado com a nova taxação. Segundo Robinson Barreirinhas, secretário da Receita Federal, a projeção constará no relatório bimestral de receitas, previsto para ser divulgado em setembro.

Fonte: aRede