Mais de 300 policiais realizam operações contra tráfico e homicídios no Paraná e outros estados

As operações foram realizada em 3 estados - Foto: PCPR

Nesta terça-feira (17), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) mobilizou mais de 300 agentes em três grandes operações contra o crime organizado. O objetivo é combater homicídios, tentativas de homicídio, tráfico de drogas e roubo de cargas, com ações em 22 cidades do Paraná, além de estados como Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo, estão sendo cumpridos 143 mandados judiciais, com suporte aéreo e o uso de cães policiais.

Apoio das Forças Policiais

As operações contam com o apoio de diversas forças de segurança, incluindo a Polícia Militar do Paraná, Polícia Penal, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. A integração entre as instituições foi fundamental para a deflagração simultânea das ações.

Operação Cortina de Fumaça

A primeira operação, batizada de “Cortina de Fumaça”, visa desmantelar duas grandes organizações criminosas especializadas em tráfico de drogas e roubo de cargas. Com ações em 12 cidades do Paraná e São Paulo, mais de 150 policiais atuam no cumprimento de 19 mandados de prisão preventiva e 38 de busca e apreensão.

Durante as investigações, foi descoberto que a quadrilha usava caminhões de uma empresa de transportes para distribuir drogas do oeste do Paraná para São Paulo e Rio de Janeiro. Até o momento, cinco grandes carregamentos de drogas foram interceptados, totalizando mais de seis toneladas de maconha e outras substâncias ilícitas, gerando um prejuízo de R$ 14 milhões para os criminosos.

Outra organização foi identificada por monitorar caminhões com rastreadores clandestinos, visando o roubo de mercadorias. A operação prendeu um dos líderes da quadrilha, que vivia no Paraná com identidade falsa.

Operação Caim e Abel

A segunda operação, “Caim e Abel”, foca em organizações criminosas envolvidas em homicídios e tentativas de homicídio no oeste do Paraná. Com o apoio da PMPR e Polícia Penal, são cumpridos 28 mandados de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão em cidades do Paraná e outros estados.

A investigação revelou que os crimes na região de Palotina estavam ligados a uma guerra entre facções. O líder da facção, atualmente preso no Paraguai, comandava as execuções à distância. Durante as investigações, foram apreendidas armas, drogas e celulares.

Operação Manutentia II

A terceira operação, “Manutentia II”, concentra-se nas cidades de Quedas do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu. Cerca de 30 policiais cumprem sete mandados de busca e apreensão relacionados a tráfico de drogas e comércio ilegal de armas.

Essas ações fazem parte de um esforço contínuo da PCPR para enfraquecer o crime organizado, com a cooperação de várias forças de segurança, trazendo resultados significativos para a segurança pública do estado.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre no grupo do whatsapp do OrtiNews.com. Clique aqui!

Fonte: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Com-300-agentes-PCPR-cumpre-143-mandados-em-tres-megaoperacoes-contra-o-crime