A duplicação da PR-445, entre Mauá da Serra e Lerroville, distrito de Londrina, já atingiu 74,78% de execução, com mais de metade da nova pista liberada para o tráfego. A obra, administrada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), conta com um investimento de R$ 110,7 milhões até julho deste ano.
Avanço das Obras
Os primeiros 14 quilômetros da rodovia, a partir de Mauá da Serra, estão operando com fluxo normal em ambas as pistas. A pavimentação segue em andamento nos outros trechos da rodovia, que possui um total de 27,07 km. Em áreas onde os trabalhos ainda não foram concluídos, o trânsito segue na pista original.
Pontes e Desvios
Há exceções nos pontos onde estão sendo construídas novas pontes sobre os rios Apucaraninha e Santa Cruz, com o tráfego já circulando sobre as estruturas duplicadas. Na rotatória de acesso para Tamarana, as obras de um novo viaduto seguem em andamento. Entre os quilômetros 21,6 e 23, o trânsito foi desviado para a pista nova para corrigir a geometria da pista antiga.
Próximas Etapas
Nos próximos meses, novos desvios serão feitos para permitir a recuperação da pista antiga. O projeto prevê, além da duplicação, a implantação de retornos, passagens para animais, melhorias no sistema de drenagem, nova sinalização e dispositivos de segurança.
Previsão de Conclusão
A expectativa é concluir a obra até o fim do ano, embora condições climáticas desfavoráveis possam causar atrasos. O valor total da obra está estimado em R$ 148 milhões.
Fonte: Agência estadual de notícias