Internações por doenças respiratórias crescem 27,6% em 2024

Os dados são da Planisa, empresa de gestão hospitalar - Foto: Reprodução/Agência Brasil.

Um levantamento realizado em 27 hospitais públicos e filantrópicos do Brasil apontou um aumento de 27,6% nas internações por doenças respiratórias entre janeiro e agosto de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado. Esse aumento gerou um custo adicional de R$ 11 milhões em 2024 em relação a 2023. Os dados são da Planisa, empresa especializada em gestão hospitalar.

Pressão Financeira nos Hospitais

Segundo Marcelo Carnielo, diretor de Serviços da Planisa e especialista em gestão de custos hospitalares, o aumento das internações reflete diretamente nas finanças das instituições. “Os custos hospitalares subiram de forma expressiva, resultando em uma pressão financeira adicional sobre os hospitais, com o valor estimado de R$ 11 milhões a mais no período”, destacou Carnielo.

Estratégias de Prevenção e Gestão de Custos

Para enfrentar esse cenário, os hospitais precisarão investir em estratégias de prevenção, como o incentivo à vacinação contra doenças respiratórias e outras doenças sazonais, que podem ter sua incidência aumentada devido a condições climáticas adversas.

Preparação para Picos Sazonais

Carnielo ainda reforçou que as instituições devem adaptar seus planejamentos para lidar com picos sazonais e eventos climáticos extremos. “É necessário otimizar a alocação de leitos, recursos humanos e materiais, além de revisar continuamente os protocolos hospitalares para manter a eficiência e reduzir os custos operacionais”, acrescentou o diretor.

Fonte: Agência Brasil