Durante uma entrevista conduzida por Caroline Sontack na Rádio Placar 99.1 FM, o psiquiatra Dr. Felipe Hipólito destacou a importância do Setembro Amarelo, campanha mundial de prevenção ao suicídio. Ele lembrou que mais de 14 mil pessoas perdem a vida todos os anos no Brasil por conta do suicídio e reforçou que falar sobre o tema é fundamental para salvar vidas.
✅Entre em nosso grupo de notícias. Clique aqui!
O médico enfatizou que ainda existe um tabu em torno da saúde mental, mas que abrir espaço para diálogo pode evitar tragédias. “Perguntar se alguém pensa em tirar a própria vida não aumenta o risco, pelo contrário, pode ser a oportunidade de oferecer ajuda”, afirmou.
Sinais de Alerta e Como Prevenir
Na entrevista, o especialista explicou que sinais como isolamento, tristeza constante, desinteresse por atividades que sentia prazer e mudanças de comportamento merecem atenção.
Para cuidar da saúde mental e prevenir o suicídio, ele destacou:
• Sono regular e de qualidade
• Alimentação equilibrada
• Atividade física regular
• Momentos de lazer em família
• Menos tempo em frente às telas e mais contato social
Onde buscar ajuda
O psiquiatra lembrou que quem enfrenta momentos de desespero, como tentar tirar a própria vida, pode ligar para o CVV (188), disponível 24 horas por dia. Além disso, é possível procurar o pronto-atendimento, o SAMU ou profissionais como psicólogos e psiquiatras.
Segundo ele, 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados aos transtornos mentais não tratados ou tratados de forma inadequada, como depressão maior, transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia e dependência química, incluindo o uso abusivo de álcool.
✅Entre em nosso grupo de notícias. Clique aqui!
Novo Atendimento Psiquiátrico em Ortigueira
Ao final da entrevista, o Dr. Felipe anunciou a abertura de seu consultório em Ortigueira, localizado na clínica Daniela Guedes, no centro da cidade. Os agendamentos já estão disponíveis pelo telefone (42) 98865-2080.
“Tratar a mente é essencial para que todas as áreas da vida fluam melhor”, reforçou o médico.