Uma nova atualização do Boletim de Gestão de Riscos, divulgada nesta quinta-feira (06) pelo Simepar e pela Defesa Civil, ressalta um agravamento no cenário do tempo. O período entre a tarde de sexta-feira (07) e a manhã de sábado (08) será marcado por tempestades severas em várias regiões do Paraná.
A previsão indica possibilidade de fortes rajadas de vento e precipitação de granizo. As tempestades chegam após uma rápida trégua. Nesta quinta-feira (06), não há previsão de chuva na maior parte do estado, com exceção da faixa Leste (RMC e Litoral), onde pode haver chuvisco ocasional.
✅Entre em nosso grupo do WhatsApp. Clique aqui!
Enquanto a Capital não deve passar dos 22°C nesta quinta, o Interior deve esquentar. Cidades como Paranavaí e Foz do Iguaçu podem ultrapassar os 30°C.
Calor vai alimentar as tempestades
Na sexta-feira (07), as temperaturas sobem ainda mais, podendo atingir 34°C no Norte e Oeste. É justamente esse calor que vai potencializar a força dos sistemas meteorológicos atuantes: um intenso sistema de baixa pressão (formado no Paraguai) e o deslocamento de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical.
As tempestades severas começarão na tarde de sexta, primeiramente em áreas do Sudoeste e Oeste, e se espalharão para as demais áreas do estado entre o fim da tarde e a noite.
Alerta de risco muito alto
A atualização da previsão indica risco muito alto na metade Oeste do Estado e risco alto na metade Leste para tempestades. O cenário inclui:
- Chuva localmente intensa (podendo ultrapassar 50 mm);
- Descargas elétricas (raios);
- Intensas rajadas de vento (pontualmente acima dos 80 km/h);
- Precipitação de granizo pontual.
Alerta de ventos no fim de semana
A Defesa Civil alerta que esse cenário poderá provocar alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de galhos de árvores e danos à rede elétrica.
Do sábado (08) até a manhã de domingo (09), o ciclone extratropical sobre o oceano deverá provocar rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h no Leste do Paraná, com picos acima dos 70 km/h no Litoral, causando agitação marítima.
A Defesa Civil recomenda que a população cadastre o CEP no número 40199 (via SMS) para receber os alertas da sua região.
✅Entre em nosso grupo do WhatsApp. Clique aqui!







