O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou o resultado da licitação para as obras na PR-160. A empresa Cosampa Construções Ltda. venceu a disputa para concluir a pavimentação do trecho entre Imbaú e Reserva, nos Campos Gerais. A proposta vencedora tem o valor de R$ 187.823.620,58.
✅Entre em nosso grupo do WhatsApp. Clique aqui!
A construtora foi a quinta classificada na sessão de disputa inicial. A comissão de contratação desclassificou as quatro anteriores por não atenderem aos critérios do edital ou por falhas na apresentação de preços e documentos. Com o resultado publicado, abre-se agora um prazo de três dias úteis para recursos.
Detalhes do projeto
A obra abrange 28,36 quilômetros de extensão, conectando os dois municípios. Além da pavimentação asfáltica da pista, o projeto prevê a implantação de 12,82 quilômetros de faixas adicionais. O contrato também garante a conclusão da nova ponte sobre o Rio São Pedro, em Reserva, que já está com a infraestrutura adiantada.
O pacote de melhorias inclui a instalação de um novo sistema de drenagem e sinalização horizontal e vertical. A segurança viária será reforçada com passa-fauna e construção de abrigos para parada de ônibus ao longo do trajeto.
Novos contornos viários
O projeto contempla a criação do Contorno de Imbaú. Este trecho variante retirará a rodovia da área mais urbanizada, conectando-a a um segmento já pavimentado sob o viaduto da BR-376. O local receberá duas rotatórias para organizar o tráfego, sem alterar a estrutura do viaduto existente.
Outra mudança importante será o Contorno de José Lacerda, distrito de Reserva. A variante iniciará antes do acesso à comunidade e terminará no encontro com uma rua municipal, desviando o fluxo pesado de dentro do distrito. O prazo para execução total da obra é de 450 dias após a ordem de serviço.
✅Entre em nosso grupo do WhatsApp. Clique aqui!








