Na sexta-feira (19/7), um apagão tecnológico global interrompeu diversas operações em várias partes do mundo. Voos no aeroporto de Sydney, na Austrália, foram cancelados. Além disso, todas as companhias aéreas americanas, incluindo Delta e United Airlines, suspenderam seus voos.
No Reino Unido, a bolsa de valores de Londres sofreu um apagão. Simultaneamente, linhas de trem foram suspensas e muitos aeroportos relataram atrasos.
Problema Técnico com a Crowdstrike
A autoridade de segurança cibernética da Austrália atribuiu o problema a um “apagão técnico de grande escala”. Nos EUA, a polícia do Alasca reportou falhas nas linhas de telefone de emergência. Muitos call centers e serviços de 911 ficaram fora de funcionamento.
As investigações revelaram que a causa do apagão foi um problema técnico com softwares da empresa de segurança Crowdstrike em sistemas Windows da Microsoft. A Crowdstrike, em comunicado assinado pelo CEO George Kurtz, esclareceu que o apagão se deveu a um defeito em uma atualização de sistema e não a um ataque cibernético.
Impacto nos Aeroportos
O aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, relatou atrasos devido ao problema técnico. Em Sydney, os painéis de horários de voos apagaram, e a companhia aérea Jetstar não conseguiu realizar o check-in dos passageiros. Além disso, o aeroporto de Berlim reportou atrasos no check-in devido a problemas técnicos.
Nos Estados Unidos, as companhias United, Delta e American Airlines suspenderam todos os seus voos. Enquanto os aviões que já estavam no ar continuaram seus trajetos, nenhum novo voo decolou.
Efeitos nas Telecomunicações
O grupo Telstra, da Austrália, enfrentou problemas globais com a CrowdStrike e a Microsoft, afetando seus sistemas. No Reino Unido, a Sky News ficou fora do ar, e a bolsa de valores de Londres teve suas operações temporariamente interrompidas.
Impacto em Hospitais e Postos de Saúde
Hospitais e clínicas na Europa também foram afetados. No Reino Unido, postos de saúde atenderam apenas casos urgentes devido à dificuldade de acessar registros médicos online. Na Alemanha, hospitais em Luebeck e Kiel cancelaram cirurgias eletivas marcadas para sexta-feira (19/7).
Esforços de Recuperação
A Crowdstrike e a Microsoft estão trabalhando ativamente para resolver o problema. A Crowdstrike afirmou que o defeito foi identificado e isolado, e um conserto está em andamento. A Microsoft, através de seu porta-voz, também confirmou que está ciente do problema e trabalhando em uma solução.
No Brasil, até o momento da publicação desta reportagem, não houve relatos de problemas relacionados ao apagão global.
Fonte: BBCnews