Os contribuintes devem ficar atentos ao pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 para evitar fraudes e garantir o desconto oferecido. Confira as principais informações e orientações da Receita Estadual.
✅Entre em nosso grupo do WhatsApp. Clique aqui!
O IPVA equivale a 3,5% do valor do veículo na Tabela Fipe. O pagamento pode ser feito online, e os prazos começam em 20 de janeiro, conforme o final da placa do veículo.
Cuidado com golpes comuns
A Receita Estadual alerta sobre golpes que envolvem supostos comunicados com descontos falsos. Os criminosos prometem reduzir o valor do imposto para atrair vítimas.
O único desconto real é de 6% para pagamentos à vista, conforme informações oficiais. Este desconto é válido apenas até a data limite do pagamento, definida pela placa do veículo.
Evite abrir links de mensagens ou e-mails com cobranças em nome da Receita Estadual ou do Departamento de Trânsito (Detran), pois esses órgãos não enviam boletos por correio, SMS, WhatsApp ou e-mail.
Como emitir a guia e pagar o ipva
As guias de pagamento do IPVA 2025 devem ser emitidas diretamente no portal da Secretaria da Fazenda. O pagamento pode ser parcelado em até cinco vezes sem juros ou em até 12 parcelas com acréscimos no cartão de crédito.
Uma novidade é o pagamento com PIX, que permite a compensação imediata do valor. Ao utilizar o QR Code ou o código de barras da guia oficial, o destinatário da transação deve ser “Governo do Paraná – Secretaria de Estado da Fazenda”.
Isenção para motocicletas
A partir de 2025, motocicletas de até 170 cilindradas estão isentas do IPVA. A medida beneficia 732 mil proprietários, cerca de 77% da frota tributável no estado.
“É fundamental que os contribuintes utilizem canais oficiais com o domínio ‘pr.gov.br’ para evitar qualquer risco de fraude”, reforça Leonardo Marcon, gerente do IPVA da Receita Estadual.
Fique atento
Evite realizar pagamentos a empresas com nomes enganosos, como “Pagamento Estadual de Trânsito Ltda” e “Recolhimentos Digitais Ltda”. Todo pagamento oficial deve ser feito pelos canais do governo.
Para mais informações e atualizações, continue acompanhando nossas notícias.
✅Entre em nosso grupo do WhatsApp. Clique aqui!