No Paraná, nesta segunda-feira (27), tem início a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, destinada a crianças com menos de cinco anos. A campanha vai até 14 de junho, com o Dia D de mobilização marcado para 8 de junho. Estima-se que 717.915 crianças dentro dessa faixa etária recebam a vacina no estado. A meta é alcançar uma cobertura de 95% ao longo do ano.
Para crianças menores de um ano, a vacinação seguirá o esquema primário, com doses aos dois, quatro e seis meses de idade (três doses da Vacina Inativada Poliomielite — VIP). Prevê-se que 139.732 crianças dessa faixa etária sejam vacinadas. Já para crianças de um a quatro anos (578.183 crianças), será utilizada a Vacina Oral Poliomielite (VOP).
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou que a imunização será conduzida pelos municípios paranaenses, com as salas de vacina disponíveis para esse esforço durante a campanha. Ele enfatizou a importância da participação da população para manter a proteção contra a poliomielite, uma doença que foi erradicada no Paraná desde 1986 e no Brasil desde 1994.
A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença grave causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que pode levar a quadros de paralisia flácida, principalmente nos membros inferiores. A transmissão ocorre principalmente por contato direto entre pessoas ou pelo contato com fezes contaminadas. A vacinação é a principal forma de prevenção.
Dados do Ministério da Saúde mostram que as coberturas vacinais têm diminuído progressivamente desde 2016 em todo o país. No ano passado, a cobertura da VIP no Brasil foi de 84,95%, enquanto no Paraná atingiu 90,18%. Quanto à VOP, em 2023 o Brasil alcançou 76,99% e o Paraná 83,38%.