Chuva de granizo deixa Castro com cenário de neve e causa estragos

Diversas regiões da cidade registraram estrago - Foto: Divulgação

Uma forte chuva de granizo atingiu a cidade de Castro, nos Campos Gerais do Paraná, na manhã desta terça-feira (26). O fenômeno durou cerca de 20 minutos, mas foi tão intenso que forrou ruas e avenidas da cidade, deixando o cenário parecido com o de uma nevasca. A Prefeitura de Castro já recebeu relatos de estragos em telhados de casas e prédios públicos.

O meteorologista Allef Matos, do Simepar, explica que a chuva de gelo foi causada pelo deslocamento de um vórtice ciclônico de altos níveis, que carrega ar muito frio, ideal para a formação de granizo. Por a temperatura na superfície também estar baixa, as pedras de gelo conseguiram se conservar até o solo.

Estragos e Orientações no Trânsito e na Cidade

A chuva de granizo atingiu com mais força a região Sul da cidade. No entanto, na área urbana, os bairros Jardim Termas de Riviera, Jardim Perpétuo Socorro, Jardim Alvorada, Jardim das Araucárias, Centro e Vila Rio Branco também foram afetados. Prédios públicos como unidades de saúde registraram estragos.

A EPR Litoral Pioneiro, concessionária que administra a PR-151, que corta a cidade, registrou o fenômeno e orienta os motoristas a reduzir a velocidade e, se possível, estacionar em local seguro e coberto.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão atuando no socorro às famílias. Em caso de emergência, a população deve ligar para 193 (Corpo de Bombeiros) ou 153 (Guarda Municipal). Um ponto de distribuição de telhas e lonas foi montado no Educandário Manoel Ribas.