A Copel, em ação conjunta com prefeituras e operadoras de telecomunicações, está organizando o cabeamento de internet em diversas cidades do Estado. O trabalho, que busca regularizar a fiação ociosa, já resultou na remoção de quase 650 km de cabos desde o início do ano. Isso corresponde a cerca de 80 toneladas de fiação.
✅Entre em nosso grupo de notícias. Clique aqui!
O gerente de Compartilhamento de Estruturas da companhia, Fabrício Salmazo, reforça a importância da iniciativa. “É muito importante a parceria com as prefeituras nesse processo que visa à segurança da população e que contribui para a melhoria da paisagem urbana”, afirma.
Ação conjunta em Ortigueira e região
A Copel e as prefeituras têm trabalhado em conjunto para estruturar as ações. No último mês, as operações de organização de cabeamento foram realizadas na Região dos Campos Gerais, incluindo as cidades de Telêmaco Borba, Castro e Ortigueira.
Em outras localidades, como Cascavel, foram realizadas duas intervenções em um mês. O trabalho resultou na retirada de mais de 300 quilos de fiação solta e na poda de 35 árvores. Atualmente, há ações em andamento em Fazenda Rio Grande, Araucária, Paranaguá e em Curitiba.
Responsabilidades e alerta da Copel
A manutenção do cabeamento dentro das normas é responsabilidade das operadoras. A Copel, por sua vez, fiscaliza as instalações e notifica as empresas. Se as irregularidades não são corrigidas, a multa pode ser aplicada.
A Copel alerta que, por segurança, a população não deve tocar em cabos soltos, sob nenhuma hipótese. Situações de instalações irregulares ou que ofereçam riscos devem ser comunicadas à Copel pelo telefone 0800 51 00 116.
✅Entre em nosso grupo de notícias. Clique aqui!
Fonte: AEN