O Paraná enfrenta um início de semana marcado por instabilidade. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois novos alertas sobre o perigo de tempestades, ampliando a área de risco para mais municípios e estendendo a validade até a manhã desta terça-feira (2).
✅Entre em nosso grupo do WhatsApp. Clique aqui!
O alerta mais severo, de cor Laranja (Perigo), abrange o centro e a metade oeste do estado. Ele indica chuvas que podem chegar a 100 mm/dia, ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo. Já o Alerta Amarelo (Perigo Potencial) cobre o restante do Paraná, com previsão de chuvas de até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h.
Previsão do tempo para os próximos dias
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a instabilidade é causada por um sistema de baixa pressão vindo da Argentina. Nesta segunda-feira (1), o risco de tempestades é alto, especialmente no Noroeste.
Para a terça-feira (2), a previsão é de que os temporais continuem em todo o estado, com maior intensidade na metade norte e risco elevado na faixa litorânea e RMC. Uma frente fria avança pelo oceano, mantendo a condição de chuva expressiva.
A tendência de mudança ocorre na quarta-feira (3). O tempo volta gradativamente a ficar estável, restando apenas pancadas de chuva isoladas nas regiões Leste e Norte. As temperaturas, que passaram dos 38°C no domingo, ficarão mais amenas.
Calor extremo antecedeu a chuva
O domingo (30) foi marcado por calor intenso, que favoreceu o desenvolvimento das áreas de instabilidade. As temperaturas superaram os 35°C em 20 estações meteorológicas, com destaque para Loanda e Capanema, que registraram 38,7°C. Rajadas de vento chegaram a quase 80 km/h em Planalto.
✅Entre em nosso grupo do WhatsApp. Clique aqui!








