O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adiou sua visita ao assentamento Maila Sabrina, localizado na divisa entre Ortigueira e Faxinal, nos Campos Gerais do Paraná. A nova data ainda não foi confirmada pelo Palácio do Planalto.
Atualmente, Lula está em Pequim, na China, onde permanece até esta terça-feira (13). A viagem à Ásia interferiu diretamente na agenda do presidente, impossibilitando a visita.
Assentamento Maila Sabrina: conquista após 22 anos
A visita do presidente teria como principal objetivo oficializar a criação do assentamento Maila Sabrina, que abrigará mais de 400 famílias de trabalhadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
- ✅Entre em nosso grupo do WhatsApp. Clique aqui!
A área de 10.500 hectares, antes usada para criação de búfalos e em avançado estado de degradação ambiental, foi transformada em um polo de produção diversificada. Hoje, mais de 1.600 pessoas vivem no local, com cultivo de grãos, hortaliças, frutas e produção orgânica, além de pequenas criações de animais.
Planejamento da recepção presidencial
O prefeito de Ortigueira, Ary Mattos (PP), e o deputado estadual Arilson Chiorato (PT) estiveram reunidos em Curitiba para alinhar os preparativos da recepção ao presidente. A mobilização envolveu lideranças locais e representantes do MST.
Inicialmente, a visita estava marcada para o dia 30 de abril. No entanto, foi adiada devido à participação de Lula no funeral do Papa Francisco, em Roma. Agora, com o novo adiamento por conta da viagem à China, a expectativa é de que uma nova data seja anunciada em breve.
- ✅Entre em nosso grupo do WhatsApp. Clique aqui!