Massa de ar polar vai derrubar temperaturas e pode causar geada na próxima semana no Paraná

Foto: Ana Tigrinho/AEN

Uma forte massa de ar polar deve atingir o Paraná a partir de 27 de maio, marcando a chegada antecipada do inverno. De acordo com o Simepar, o sistema trará uma queda acentuada nas temperaturas em todas as regiões do estado, com possibilidade de mínimas negativas e geada.

Até o momento, a menor temperatura registrada no Paraná em 2025 foi de 4°C, em Palmas, no dia 29 de abril. Mas o frio que se aproxima promete ser mais rigoroso e abrangente.

Mudança no tempo começa com chuva e vento

Antes da chegada do ar polar, o tempo deve mudar com a passagem de uma nova frente fria, que pode provocar pancadas de chuva e temporais localizados, acompanhados de rajadas de vento.

“A frente fria tem características continentais e, ao avançar rapidamente pelo estado, será seguida por uma massa de ar de origem polar que intensificará o frio”, explicou o meteorologista Leonardo Furlan, do Simepar.

Temperaturas negativas e risco de geada

Entre os dias 28 de maio e a primeira semana de junho, as manhãs no Paraná serão geladas. As mínimas podem chegar a 0°C e até abaixo de zero nas regiões Sul, Centro-Sul e Sudeste. No Norte, onde os dias ainda têm sido quentes, as mínimas devem cair para 4°C.

Com o tempo seco e o frio intenso, o risco de geada é alto, especialmente no Sul do estado, onde pode ocorrer com forte intensidade. Regiões do Noroeste e Norte também devem ficar atentas, já que há risco moderado para o fenômeno.

Simepar orienta a acompanhar os alertas

O Simepar recomenda que a população acompanhe o Alerta Geada, disponível na página inicial do site www.simepar.br. O serviço traz informações detalhadas com 72 horas de antecedência sobre as regiões com maior risco.

O Simepar também disponibiliza boletins diários e explicações dos meteorologistas nas redes sociais e no canal do WhatsApp, ajudando a entender melhor os impactos da mudança climática.

Fonte: Agência Estadual de Notícias