Matrícula na rede estadual do Paraná é prorrogada até domingo para o ano letivo de 2026 e pode ser feita online

Foto: Gabriel Rosa/AEN

A Secretaria estadual da Educação (Seed-PR) prorrogou o prazo de matrícula para o ano letivo de 2026 até este domingo (14). A extensão é a última oportunidade para que responsáveis e estudantes regularizem a situação escolar na rede estadual de ensino, confirmem matrículas pendentes ou solicitem novas vagas.

O processo de inscrição pode ser feito através da Área do Aluno.

O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, estima que cerca de 1 milhão de alunos devem iniciar o ano letivo de 2026 matriculados na rede. O procedimento deve ser realizado preferencialmente via Área do Aluno.

Matrícula fora do prazo

Embora o aluno que perder o prazo final tenha garantido o direito de estudar na rede estadual, a Seed-PR alerta para os riscos de atraso.

✅Entre em nosso grupo do WhatsApp. Clique aqui!

O estudante que realizar a matrícula fora dos prazos será manejado de acordo com a disponibilidade de vagas. Dessa forma, há possibilidade de ser alocado em outra unidade escolar que não a de sua preferência, visando a organização adequada das turmas.

Documentação obrigatória

A Seed-PR reforça a importância de digitalizar e inserir toda a documentação na Pasta Individual Virtual do Estudante (PIVE).

Para matrícula, é obrigatório apresentar comprovante de residência atualizado, certidão de nascimento, RG ou CPF (dependendo da idade/nível de ensino), comprovante de vacinação para menores de 18 anos e histórico escolar.

Para rematrícula, são exigidos comprovante de residência atualizado, comprovante de vacinação e eventuais documentos pendentes solicitados pela escola.

✅Entre em nosso grupo do WhatsApp. Clique aqui!