Moraes transfere R$ 18 milhões da Starlink para a União

Foto: Fabio Rodrigues/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu transferir R$ 18,3 milhões bloqueados nas contas da Starlink e da rede social X para a União. A decisão foi assinada na quarta-feira (11) e divulgada hoje pelo STF.

Desbloqueio das Contas da Starlink

Além da transferência, Moraes ordenou o desbloqueio das contas da Starlink, considerando que as multas aplicadas contra a rede social X foram quitadas. O bloqueio havia sido imposto no início do mês para garantir o pagamento de multas pelo descumprimento de decisões sobre o bloqueio de perfis investigados na rede social X, ambas pertencentes ao bilionário Elon Musk.

Recurso da Starlink Rejeitado

A Starlink recorreu ao Supremo para reverter o bloqueio, mas o pedido foi negado pelo ministro Cristiano Zanin. A empresa oferece internet via satélite em áreas rurais do Brasil e possui contratos com órgãos públicos, incluindo as Forças Armadas e tribunais eleitorais.

Operações da Rede X Permanecem Suspensas

Embora as contas da Starlink tenham sido desbloqueadas, a rede social X continua com suas operações suspensas no Brasil. A suspensão foi decretada após o prazo dado a Elon Musk para nomear um representante legal no país não ser cumprido, decisão confirmada pela Primeira Turma do STF.

Elon Musk Fecha Sede da X no Brasil

Em 17 de agosto, Elon Musk anunciou o fechamento da sede da rede social X no Brasil, após a empresa se recusar a remover perfis de investigados pela Corte, o que resultou na aplicação de multas.

Fonte: Agência Brasil