Operação da PCPR investiga 11 empresas por clonagem de placas de veículos no Paraná

A investigação já acontecia há mais de um ano - Foto: PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou uma operação na manhã desta terça-feira (5), cumprindo 14 mandados de busca e apreensão em 11 empresas emplacadoras de veículos. A ação aconteceu simultaneamente em sete cidades do Paraná e em duas de São Paulo.

✅Entre em nosso grupo de notícias. Clique aqui!

Os mandados foram cumpridos em Curitiba, Piraquara, Colombo, Campina Grande do Sul, Pinhais, Fazenda Rio Grande e Guaratuba, no Paraná, além de São Paulo e Santo André, no Estado de São Paulo.

Investigação sobre placas clonadas

A investigação começou em agosto de 2024, quando a PCPR passou a analisar veículos apreendidos com sinais identificadores adulterados. A perícia técnica revelou que muitos desses carros e motocicletas eram, na verdade, produtos de furto ou roubo com placas clonadas.

A PCPR rastreou a origem de 21 placas usadas em veículos ilícitos, descobrindo que elas estavam ligadas a 11 empresas de estampagem, sendo que oito delas pertenciam a uma mesma família. A delegada Anna Karyne Turbay afirmou que a polícia avalia a existência de uma organização criminosa.

Durante a operação, os policiais civis apreenderam documentos e equipamentos eletrônicos para análise. O Detran também participou da ação, apreendendo placas veiculares por irregularidades administrativas. O diretor-presidente do Detran Paraná, Santin Roveda, destacou que o órgão busca a transparência e a segurança para os motoristas. A investigação continua.

✅Entre em nosso grupo de notícias. Clique aqui!