A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 1.360 pessoas entre os dias 1º de agosto e 4 de setembro, durante a Operação Shamar. A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, tem como objetivo combater a violência contra a mulher. O número de prisões deste ano é o maior já registrado, superando as 848 de 2024.
✅Entre em nosso grupo de notícias. Clique aqui!
O foco da operação foi a execução de ações preventivas, educativas e repressivas contra crimes como violência doméstica, familiar e feminicídio. A PCPR mobilizou equipes das Delegacias da Mulher de todo o estado, além de reforços em unidades de diversas cidades.
Esforço Conjunto e Ações Educativas Foram Destaques
Do total de prisões, 1.263 foram em flagrante, e 97 em cumprimento a mandados de prisão. Destas, 35 foram por crimes de estupro e estupro de vulnerável. Além disso, foram registrados 3,3 mil boletins de ocorrência e solicitadas 3,7 mil medidas protetivas de urgência.
✅Entre em nosso grupo de notícias. Clique aqui!
A PCPR também investiu em 81 ações educativas, que atingiram mais de 8,1 mil pessoas, em escolas, empresas e faculdades. A delegada Luciana Novaes, coordenadora da ação, afirmou que o esforço conjunto visa combater a violência de gênero no estado.