Ortigueira recebe CastraPet Paraná pela primeira vez em novo ciclo do programa

O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), uma das mais efetivas ações de cuidado animal do País, iniciará seu 5º ciclo neste segundo semestre. Serão 318 municípios beneficiados, e pela primeira vez, a cidade de Ortigueira integrará o projeto, junto a outras 83 novas cidades (26,4% do total).

Até 2026, a proposta de Saúde Única terá alcançado todas as 399 cidades paranaenses, cobrindo 100% do território. Este novo ciclo representa um investimento de R$ 19,79 milhões, totalizando R$ 45,2 milhões em mais de cinco anos de programa. “Um projeto com o ideal de bem servir a população, evitando o abandono dos nossos pets”, destacou o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca.

Impacto e objetivos do programa

Inserido no Plano Paraná Mais Cidades (PPMC), o CastraPet Paraná, iniciado em 2020, já atendeu 104.378 pets. O programa contempla exclusivamente animais da população de baixa renda, de organizações da sociedade civil ou de protetores independentes. Ele promove a saúde pública através do controle populacional, prevenção de zoonoses e ações de educação ambiental.

A médica veterinária Girlene Jacob, chefe do Núcleo de Educação Ambiental e Bem-Estar Animal (NEA) do IAT, explica que a iniciativa busca promover a tutela responsável e a conscientização sobre a importância da esterilização e vacinação periódica. A integração de Ortigueira ao programa é um passo importante para o município no controle populacional e na promoção da saúde e bem-estar animal local.