As atividades culturais do projeto ViraVolta Circulô chegam aos municípios de Tamarana, Ortigueira e São Jerônimo da Serra na próxima semana. A iniciativa leva teatro, literatura e workshops de música gratuitos para alunos e professores de escolas públicas.
Proposta pelos artistas Ligia Ferreira e Flávio Araújo, a ação é realizada pela produtora ViraVolta Cultural. O projeto foca exclusivamente em cidades com territórios indígenas, quilombolas ou com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
✅Entre em nosso grupo do WhatsApp. Clique aqui!
Cada município receberá quatro apresentações teatrais, um workshop de música e a doação de 100 livros infantojuvenis. “Queremos ampliar o acesso da população e colaborar para o desenvolvimento humano”, destaca a coordenadora Ligia Ferreira.
Peças, livros e workshops
Duas peças serão apresentadas. “Bibi Cricri – Bichos e Crianças” aborda a amizade entre crianças e animais. Já “ItUpAvA dois mil e SEM” traz a temática ambiental da falta de água, onde uma jovem do futuro (Augá) e uma sábia pajé (Pâranã) tentam salvar o planeta.
O projeto também distribuirá os livros que inspiraram as peças. Além disso, o workshop “Na palma da mão”, voltado para educadores, apresentará ferramentas práticas para o uso de música em sala de aula.
Programação em Ortigueira
As atividades em Ortigueira acontecem nos dias 5 e 6 de novembro. As inscrições para o workshop (voltado a maiores de 18 anos) devem ser feitas pelo link: https://linktr.ee/viravoltacultural.
- 05 de novembro (Quarta-feira)
- 09h30 e 10h30: Peça “ItUpAvA dois mil e SEM”
- Local: E.E. Indígena Cacique Crispim Gy Mũ.
- 13h30 às 16h30: Workshop “Na palma da mão”
- Local: E. M. Profa. Ondina de Oliveira Mattos.
- 06 de novembro (Quinta-feira)
- 13h30 e 14h30: Peça “Bibi Cricri – Bichos e Crianças”
- Local: E.E. Indígena Cacique Crispim Gy Mũ.
O projeto foi contemplado pelo Edital Viva Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura.
✅Entre em nosso grupo do WhatsApp. Clique aqui!







