Na noite desta segunda-feira (22), policiais militares apreenderam mais de 1,2 tonelada de maconha em Douradina, no Noroeste do Estado. A ação ocorreu durante um patrulhamento no município de Ivaté, onde avistaram uma caminhonete com a suspensão baixa. Após dar voz de abordagem, o condutor fugiu, iniciando uma perseguição que se estendeu até Douradina, onde o motorista finalmente parou.
Descoberta e Prisão
Dentro do veículo, a polícia encontrou diversos tabletes de maconha, totalizando 1.282 quilos. A caminhonete estava com a placa adulterada e, após investigação, descobriu-se que o carro original tinha um alerta de furto. O suspeito foi preso em flagrante e, em depoimento, revelou que receberia R$ 10 mil pelo transporte. Ele, a droga e o veículo foram encaminhados para a 7ª Subdivisão Policial de Umuarama para os procedimentos cabíveis.
Combate ao Tráfico
No primeiro semestre de 2024, as forças de segurança do Paraná apreenderam 221,3 toneladas de maconha, um aumento de 17,27% em comparação com o mesmo período de 2023. Dados do Centro de Análise, Planejamento e Estatística, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), também indicam um crescimento significativo nas apreensões de cocaína (60%) e crack (89%) no primeiro semestre de 2024.