Polícia Civil inaugura Sala Lilas de acolhimento para mulheres vítimas de violência em Ortigueira

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) inaugurou, nesta sexta-feira (15), a Sala Lilás na delegacia de Ortigueira. O novo espaço foi criado para oferecer um ambiente de atendimento especializado e seguro para mulheres vítimas de violência, focando em uma escuta qualificada e na facilitação das denúncias. Diversas autoridades locais e regionais estiveram presentes na solenidade.

✅Entre em nosso grupo de notícias. Clique aqui!

A iniciativa busca fortalecer o acolhimento e encorajar as mulheres a romperem o ciclo da violência. Conforme o delegado da PCPR, Gustavo Fernandes Magalhães, a colaboração de diferentes setores foi essencial para a implantação do projeto, permitindo que a delegacia preste um serviço mais eficiente e acessível.

Agosto lilás e operação shamar

A criação da Sala Lilás integra as ações das campanhas Agosto Lilás e Operação Shamar. O “Agosto Lilás” celebra a Lei Maria da Penha, que busca coibir a violência doméstica. Já a Operação Shamar, coordenada pelo Ministério da Justiça, ocorre em todo o país e tem o objetivo de proteger mulheres, como o próprio nome, de origem hebraica, sugere.

A PCPR reforça seu compromisso com a proteção das vítimas e pede que a população ajude com denúncias anônimas pelos telefones 197 (PCPR) ou 181 (Disque-Denúncia). Em casos de flagrante, a Polícia Militar deve ser acionada pelo 190.

✅Entre em nosso grupo de notícias. Clique aqui!