Após dias de intenso calor e tempo estável, o Paraná terá uma mudança drástica no tempo por conta da formação de um ciclone extratropical. De acordo com a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a instabilidade deve se estender pelo menos até o dia 15 de dezembro de 2025.
✅Entre em nosso grupo do WhatsApp. Clique aqui!
O retorno da umidade para o Sul do Brasil favorece pancadas de chuva isoladas já na tarde deste domingo (7), principalmente nas faixas norte e oeste do estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade para 165 cidades paranaenses, válido até a manhã desta segunda-feira (8).
Chuva e queda de temperatura na segunda-feira
A formação de um ciclone extratropical sobre países vizinhos intensificará as instabilidades atmosféricas sobre o Paraná. Ao longo da segunda-feira (8), a chuva deve se espalhar por todas as regiões, começando pelo oeste e seguindo em direção ao leste.

O potencial para fortes tempestades aumenta a partir da tarde, com alta incidência de raios, chuvas intensas e risco de queda pontual de granizo. As temperaturas sofrerão queda e não devem ultrapassar os 30°C durante o restante da semana. Em Maringá, por exemplo, a mínima será de 21°C e a máxima de 27°C.
Intensificação de ventos na terça e quarta-feira
Na terça-feira (9), a chuva deve atingir todas as regiões do Paraná, com tempestades fortes que se distribuirão de maneira irregular pelo estado. Em Maringá, o acumulado de chuva pode ser maior, atingindo 39.6 milímetros.

Na quarta-feira (10), o grande destaque será a intensidade dos ventos, que soprarão em direção ao sistema de baixa pressão no Atlântico. A previsão é que as rajadas de vento possam atingir até 48 km/h, consideradas moderadas a fortes.

Na quinta-feira (11), o risco de temporais diminui, mas a intensidade do vento ainda deverá ser forte e constante, principalmente na metade leste do estado.

✅Entre em nosso grupo do WhatsApp. Clique aqui!







