Sudati demite 100 funcionários em Ventania e Telêmaco Borba por insegurança com tarifa de Trump

A indústria Sudati anunciou uma demissão coletiva de 100 funcionários nas fábricas de Ventania e Telêmaco Borba, na região dos Campos Gerais do Paraná. A medida é uma consequência da insegurança gerada pela taxa de 50% que os Estados Unidos aplicarão a produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, conforme anúncio do presidente Donald Trump em 9 de julho.

As duas unidades afetadas são responsáveis pela produção de compensados, e o mercado norte-americano representa um dos principais destinos para a empresa. As demissões ocorrerão ao longo dos próximos 60 dias, com comunicação individual aos colaboradores impactados pela decisão.

Cenário econômico e sustentabilidade

A Sudati afirmou que o “cenário econômico atual tem exigido das indústrias maior eficiência e resiliência a uma demanda mais retraída até a definição de início de vigência ou negociação de tais tarifas”. A medida se mostrou necessária para “garantir o equilíbrio financeiro e a sustentabilidade da operação”. Outras unidades da empresa no Paraná e em Santa Catarina não devem ser afetadas.

O Paraná se destaca como um dos principais exportadores de produtos de madeira para os Estados Unidos. Recentemente, outras duas indústrias paranaenses do mesmo segmento também anunciaram medidas que impactam trabalhadores devido ao chamado “tarifaço”.

Fonte: G1PR